TEKNOBEAT

TERRITORIO DO ROCK ( ESPIRITO SANTO )

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017


Para  4 Pessoas

Ø      0,5 kg de batatas
Ø      Sal e pimenta q.b.
Ø      0,5 kg de bacalhau
Ø      l tomate maduro
Ø      2 gemas
Ø      2,5 dl de natas
Ø      Manteiga para untar
Ø      10 g de queijo ralado

Leve a cozer as batatas em água temperada com sal, depois escorra-as e reduza-as a puré. Coza igualmente o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas e desfaça-o como para pastéis de bacalhau.

Misture o puré de batata com o bacalhau e o tomate previamente escaldado, limpo e picadinho.  Junte as gemas e as natas e bata tudo muito bem.  Rectifique de sal e tempere com pimenta.

Deite o preparado numa telha ou tabuleiro, previamente untados com manteiga, e polvilhe com o queijo ralado.

Leve a forno médio (160º), cerca de 30 minutos, até alourar bem.  Sirva de imediato.




Para 1 Pessoa

Ø      posta de bacalhau do lombo
Ø      0,5 dl bem medido de azeite
Ø      l cravinho
Ø      dentes de alho
Ø      1 cebola
Ø      l folha de ]ouro
Ø      1 raminho de salsa
Ø      1 fatia de presunto
Ø      1 folha de papel de alumínio

Corte a folha de papel alumínio à medida da posta de bacalhau e coloque-a sobre um tabuleiro; dê-lhe forma côncava, deite-lhe dentro um pouco do azeite e coloque depois o bacalhau enxuto, o cravinho e um dente de alho; regue com mais um pouco de azeite.

Embrulhe o bacalhau com cuidado para que as espinhas não furem o papel e leve a fomo a 200º, cerca de 15 minutos. Entretanto, descasque a cebola e corte-a às rodelas; leve-as a fritar no restante azeite quente com o outro dente de alho, picado, a folha de louro e o raminho de salsa. Frite igualmente a fatia de presunto.  Retire o bacalhau do forno e, com cuidado, desembrulhe-o.  Coloque-o num prato de serviço.  Por cima, disponha a cebola frita e, ao lado, o presunto.



Para 4 Pessoas

Ø      400 g de bacalhau demolhado
Ø      l dl de azeite
Ø      2 dentes de alho, picados finamente
Ø      6 pãezinhos (carcaças)
Ø      6 ovos
Ø      Sal e pimenta q.b.
Ø      Pão ralado qb.

Demolhe o pão em água e depois escorra-o e esprema-o bem.  Num tacho, leve ao lume o azeite, junte-lhe os dentes de alho, picadinhos e mexa até alourarem um pouco; misture o pão espremido e as gemas, mexa e deixe aquecer muito bem; rectifique de sal e tempere com pimenta.

Entretanto, leve a cozer o bacalhau, como habitualmente, e escolha-o de peles e espinhas; esmague-o dentro de um pano, como para pastéis de bacalhau e misture-o muito bem no preparado anterior.

Com cuidado, misture depois as claras previamente batidas, com uma pitada de sal, em castelo firme. Unte com manteiga um recipiente que possa ir ao fomo, deite nele o preparado e alise.  Polvilhe com pão ralado e leve a fomo médio (l60º), cerca de 40 minutos.  Quando pronto, retire e sirva de imediato com salada a gosto.




Para 4 Pessoas

Ø      700 g de bacalhau
Ø      2 dentes de alho
Ø      2 cebolas
Ø      1,5 kg de batatinhas novas
Ø      Óleo para fritar
Ø      Sal, pimenta e colorau qb.
Ø      2 dl de azeite
Ø      Salsa picada
Ø      Pão ralado qb.
Ø      Alho picadinho

Demolhe o bacalhau e leve-o ao lume a cozer; depois escorra-o, limpe-o de peles e espinhas e lasque-o grosseiramente. Descasque e pique os dentes de alho.  Descasque as cebolas e corte-as às rodelas finas.

Descasque as baratinhas, lave-as e escorra-as; leve-as a fritar em óleo quente, escorra-as de novo e tempere-as com sal, pimenta e colorau. Num tacho, leve ao lume o azeite, junte-lhe os dentes de alho, picados, e, pouco depois, as rodelas de cebola; mexa, deixe refogarem até começarem a querer alourar e retire.

 Num recipiente que possa ir ao fomo, misture tudo e espalhe sem calcar.  Polvilhe com uma mistura de pão ralado, salsa e alho, picados finamente. Leve ao forno forte até alourar e sirva de imediato.



Ø      2 postas de bacalhau previamente demolhado
Ø      l colher (sopa) de manteiga
Ø      1 colher (sopa) de farinha
Ø      l dl de água da cozedura do bacalhau
Ø      l dl de leite
Ø      4 ovos
Ø      sal e pimenta preta moída na altura
Ø      algumas gotas de sumo de limão
Ø      noz-moscada ralada na hora
Ø      queijo parmesão ralado.

Coza o bacalhau.  Escorra-o, retire-lhe peles e espinhas e desfie-o muito bem.  Coe a água da cozedura e reserve um decilitro.

Numa caçarola, derreta a manteiga e polvilhe de farinha. Deixe dourar por um minuto. Retire do lume e junte, em fio, a água da cozedura do bacalhau, mexendo com uma colher de pau.  Junte o leite.  Leve a caçarola, de novo, ao lume e, sem parar de mexer, deixe espessar.

Fora do lume, junte a este, molho o bacalhau desfiado.  Mexa e tempere de sal (pouco), pimenta, sumo de limão e noz-moscada ralada.  Acrescente as gemas, uma a uma, mexendo entre cada adição.

Bata as claras em castelo firme e incorpore-as, cuidadosamente, no creme anterior.  Distribua este preparado por recipientes individuais de louça refractária, devidamente untados e enfarinhados.  Polvilhe de queijo ralado. 

Leve ao forno, a 200º C (5/6 no termóstato) por uns vinte minutos. Sirva logo.



Ø      4 postas altas de bacalhau (já demolhado)
Ø      colorau e pimenta
Ø      óleo
Ø      6 batatas
Ø      4 cebolas
Ø      8 dentes de alho
Ø      1,5 dl de azeite
Ø      azeitonas

Com um pano, enxugue muito bem as postas de bacalhau. Polvilhe-as com colorau e frite-as em óleo, previamente aquecido, sobre lume moderado.  Volte-as com uma escumadeira e deixe alourar, de ambos os lados.  Escorra sobre papel absorvente.

No mesmo óleo frite as batatas, descascados e cortadas em rodelas grossas.  Escorra também sobre papel absorvente. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte-as em rodelas finas e leve ao lume com o azeite.  Deixe cozer a cebola, até estar macia.

Coloque as postas de bacalhau e as batatas numa travessa de serviço e cubra com a cebolada. Enfeite com azeitonas e acompanhe com o esparregado, ou grelos salteados.



Ø      2 postas de bacalhau previamente demolhadas
Ø      4 tomates maduros
Ø      pimentos verdes
Ø      2 colheres (sopa) de azeite
Ø      l cebola grande descascada
Ø      2 dentes de alho descascados
Ø      1,5 dl de leite de coco
Ø      farinha q.b.
Ø      sal e pimenta preta moída na altura

Uma vez demolhado o bacalhau, seque-o muito bem. Limpe de pele e de espinhas e corte-o em lascas. pique a cebola e faça o mesmo ao dentes de alho. Mergulhe o tomate por breves segundos, em água fervente e depois, por agua fria.  Tire-he a pele.  Limpe-o de sementes e pique-o miudamente.

Limpe o pimento de sementes e corte-os em tirinhas.  Polvilhe as lascas de bacalhau com farinha e misture de modo a que elas fiquem bem enfarinhadas.  O melhor é colocar uma colher (sopa) de farinha num saco de plástico transparente e juntar as lascas de bacalhau.  Feche o saco e sacuda-o energicamente, Retire o excesso de farinha.

Num tacho aqueça o azeite. Junte a cebola e o alho picados e deixe-os dourar. Acrescente as lascas de bacalhau e deixe-as fritar, mexendo com uma colher de pau. Adicione o tomate. Mexa e tempere de sal e de pimenta a seu gosto. Tenha em atenção o teor de sal do bacalhau, mesmo depois de demolhado

Adicione as tirinhas de pimento verde.  Deixe cozinhar por mais dois minutos. Regue com o leite de coco. Deixe levantar fervura.  Tape o tacho e deixe estufar até que tudo esteja macio.  Destape o tacho e deixe ferver por mais uns breves minutos. Rectifique temperos e decore a gosto.



Ø      1 colher (chá) de mostarda
Ø      600 g de bacalhau demolhado
Ø      l kg de batatas pimenta em grão
Ø      leite meio gordo, q.b.
Ø      3 cebolas brancas
Ø      2 colheres de manteiga
Ø      azeite fino
Ø      farinha de trigo para envolver o bacalhau
Ø      ½  chávena de maionese
Ø      sal q.b.

Coza o bacalhau em leite durante 3 minutos.  Coe o leite por um passador fino e reserve.  Limpe o bacalhau das peles e espinhas mais fáceis de retirar e divida-o em pedaços. Com as batatas cozidas e passadas a puré, dê-lhe espessura juntando a manteiga e o leite que reservou.  Tempere com sal.

Corte as cebolas às rodelas e refogue ligeiramente em bastante azeite.  Retire a cebola com uma escumadeira e, na gordura, frite o bacalhau passado por farinha. Num pirex untado, espalhe metade do puré.  Cubra com o bacalhau e regue com a maionese.

Disponha as rodelas de cebola e, à volta, enfeite a seu gosto com rosetas do puré que sobrou.  Leve ao forno para aquecer e tostar.



Ingredientes (l pessoa):

Ø      Bacalhau posta alta
Ø      Pimentas verdes
Ø      Pimentos morrones
Ø      Cerveja
Ø      Louro
Ø      Alho
Ø      Cebola
Ø      Pimenta
Ø      Cravinho
Ø      Batata à colher
Ø      Coentros

Cora-se o bacalhau em azeite e coloca-se na cataplana.  Noutro recipiente refoga-se levemente a cebola, o alho, os pimentos e coloca-se tudo em cima do bacalhau. Guarnecer com batatinhas feitas à colher e regar depois com a cerveja. Quando estiver pronto decorar com pimentos morrones e azeitonas.



Ø      4 Postas de bacalhau
Ø      2 colheres (sopa) de manteiga
Ø      2 colheres (sopa) de azeite
Ø      2 cebolas grandes descascadas e cortadas em rodelas finas
Ø      2 dentes de alho descascados e picados
Ø      2 tomates pelados sem sementes e picados miudamente
Ø      1 colher (sopa) de concentrado de tomate
Ø      farinha q.b.
Ø      l copo de vinho branco
Ø      sal e pimenta preta moída na altura

Demolhe por vinte e quatro horas as postas de bacalhau, mudando a água várias vezes.  Escorra-as, depois de demolhadas, e seque-as bem. Passe-as por farinha.  Derreta a manteiga com o azeite.  Junte as postas de bacalhau e deixe-as dourar de ambos os lados.

Entretanto, junte à gordura a cebola e o alho picado.  Deixe cozinhar por três minutos.  Acrescente o concentrado de tomate e o tomate picado.  Deixe cozinhar por mais três minutos.  Regue com o vinho branco e deixe levantar fervura.  Tempere de sal (pouco) e pimenta.  Deixe ferver para evaporar um pouco.

Junte as postas de bacalhau.  Se necessário, acrescente um pouco de caldo de peixe ou água.  Tape e deixe cozinhar. Sirva com batatas fritas em rodelas.



Ø      4 postas de bacalhau demolhado de véspera
Ø      2 tomates
Ø      1 pimento vermelho
Ø      1 pimento amarelo
Ø      12 baratinhas com casca
Ø      1 cebola, cortada em anéis e frita
Ø      sal e pimenta
Ø      azeitonas pretas descaroçadas

Para o molho

Ø      1 dl de azeite
Ø      ½  dl de vinagre
Ø      2 dentes de alho picados
Ø      sal e pimenta
Ø      salsa fresca

Corte os pimentos ao meio e retire-lhes as sementes.  Corte cada metade de pimento em duas.  Corte os tomates em quartos e limpe-os de sementes.  Leve os pimentos e os tomates a grelhar. 

Leve, igualmente, à grelha as postas de bacalhau.  O bacalhau deverá acabar de cozinhar no forno, com as batatas.  Pique as azeitonas depois de as ter descaroçado.  Na sua liquidificadora, misture os dentes de alho com o azeite e o vinagre, de modo a obter um molho bem ligado.  Junte ao molho as azeitonas picadas. 

Distribua os pimentos pelos pratos.  Coloque uma posta de bacalhau em cada prato, por cima dos pimentos.  Sobre o bacalhau, coloque alguns anéis de cebola fritos.  Dê um murrinho em cada batata assada e coloque três em cada prato.  Ao lado, junte o tomate grelhado.  Complete com o molho e um raminho de salsa.



Ø      4 postas de bacalhau
Ø      2 tomates
Ø      l pimento amarelo
Ø      1 pimento vermelho
Ø      l pimento verde
Ø      12 batatas
Ø      1 cebola
Ø      100 g de azeitonas pretas descaroçadas

Para o molho

Ø      l dl de azeite
Ø      ½  dl de vinagre
Ø      dentes de alho descascados e picados
Ø      sal e pimenta preta moída na altura


Demolhe o bacalhau em água fria, mudando por diversas vezes a água.  Seque-o, depois, com um pano limpo.  Abra os pimentos ao meio e limpe-os de sementes.  Corte o tomate em quartos e limpe-o de sementes.  Grelhe tomates e pimentos.  Asse, na grelha, as postas de bacalhau.
Descasque a cebola e corte-a em rodelas finas.

Passe-as por farinha e sacuda o excesso.  Frite-as em azeite quente.  Escorra-as, depois, sobre papel absorvente de cozinha. Asse as batatas com casca.  Uma vez assadas dê-lhes um pequeno murro.

Coloque os ingredientes indicados para o molho dentro de um frasco de vidro com tampa.  Agite-o, energicamente, de modo a ligar todos os ingredientes.  Acrescente as azeitonas picadas. Emprate os ingredientes e deite por cima um pouco do molho, sirva bem quente.



Ø      4 postas de bacalhau
Ø      4 fatias de presunto
Ø      2 tomates maduros mas firmes
Ø      l pimento verde
Ø      farinha q.b.
Ø      azeite q.b.
Ø      4 cebolas descascadas e cortadas em rodelas finas
Ø      2,5 dl maionese

Demolhe o bacalhau (lombo) durante dois dias em água, substituindo a água por várias vezes, e um dia em leite.  Escorra o bacalhau e seque-o.  Abra ao meio cada uma das postas de bacalhau.  Recheie com fatias de presunto de boa qualidade.  Poderá, ainda, rechear cada posta de bacalhau com tomate fatiado, sem pele, nem sementes, e pimento, sem sementes, cortado em tiras.

Passe as postas de bacalhau recheado por farinha, sacudindo o excesso.  Frite-as em azeite, virando-as a meio da fritura.  Escorra-as sobre papel absorvente de cozinha.  Coloque-as depois numa assadeira.  Entretanto, refogue as rodelas de cebola num pouquinho de azeite. Deixe as cebolas ganharem boa cor.  Deite a cebolada sobre as postas de bacalhau.  Cubra-as com a maionese.

Leve a assadeira ao forno por uns quinze minutos ou até que a superfície fique dourada.  Decore com pimentos morrones.



Para os fritos de bacalhau

Ø      4 postas de bacalhau do lombo demolhado de véspera
Ø      farinha q.b.
Ø      sal e pimenta preta moída na altura
Ø      ovos batidos.

Para o arros de feijão

Ø      2 chávenas (chá) de arroz
Ø      200 g de feijão demolhado dee véspera
Ø      1 dl de azeite
Ø      1 cebola descascada
Ø      2 dentes de alho descascados e picados
Ø      2 tomates sem pele e sem sementes e picados miudamente.

Comece por cozer o feijão em água (numa panela de pressão é mais rápido). Aqueça o azeite e junte-lhe a cebola, os dentes de alho e os tomates picados.  Deixe apurar o refogado.

Adicione o feijão cozido e escorrido, e o arroz.  Adicione água suficiente para a cozedura do arroz.  Pode usar a água onde cozeu o feijão.  Se quer o arroz de feijão caldoso, já sabe que deverá triplicar ou mesmo quadruplicar o volume de água em relação ao de arroz.  Deixe levantar fervura.

Tempere a seu gosto (junte ainda salsa ou coentros picados).  Deixe cozinhar, tapado, até que o arroz fique macio. Limpe o bacalhau de pele e espinhas e corte-o a seguir em pedaços.  Seque-os bem.  Passe-os por farinha, previamente temperada de sal e de pimenta preta, e, depois, por ovo batido.  Frite em azeite quente.  Escorra, sobre papel absorvente de cozinha.

Sirva decorados com salsa e rodelas de limão.



Para 4 pessoas

Ø      4 postas de bacalhau, demolhadas
Ø      1,5 kg de batatinhas
Ø      Sal qb.
Ø      3 dl de azeite
Ø      3 dentes de alho
Ø      2 cebolas
Ø      Salsa picada

Lave as batatinhas e leve-as ao lume a cozer com pele em água temperada com sal; depois escorra-as e, com cuidado, retire-lhes a pele. Num tabuleiro, deite 1 dl de azeite, depois os dentes de alho e as cebolas, cortadas às rodelas, e, por cima, coloque as postas de bacalhau.

Em volta do bacalhau, disponha as batatas peladas e, sobre cada posta, uma rodela de cebola.  Regue com o restante azeite. Leve a forno a 190º, cerca de 40 minutos, regando, uma vez por outra, com o próprio azeite. Sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com salada a gosto e azeitonas.



Para 4 pessoas

Ø      1,5 kg de batatinhas novas
Ø      Sal qb.
Ø      4 postas de bacalhau demolhadas
Ø      2 dl de azeite
Ø      3 dentes de alho
Ø      l molhinho de salsa, picado
Ø      2 colheres (sopa) de vinagre

Lave muito bem as batatinhas e leve-as ao lume a cozer com pele em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorra-as bem e dê-lhes um pequeno "murro", sem as abrir. Entretanto, asse as postas de bacalhau no grelhador, como habitualmente.  Quando grelhadas, retire-lhes as espinhas e lasque-as grosseiramente.

Num tacho largo, leve ao lume o azeite e, quando quente, junte-lhe os dentes de alho, previamente esborrachados.  Em seguida, adicione as batatas e o bacalhau e deixe aquecer bem, mexendo de vez em quando. Por fim, junte a salsa picada e o vinagre, retire e sirva quente.



Ingredientes:

Ø      400 g de bacalhau
Ø      200 gramas de feijão branco
Ø      4 pimentos
Ø      l cubo de caldo
Ø      l chicória
Ø      l Limão
Ø      sal e pimenta preta.

Preparação:

Coloca-se o bacalhau de molho em água fria durante 24 horas, mudando a água várias vezes.  Prova-se para testar o ponto de sal e quando for altura escorre-se e seca-se com um pano limpo.
Esmaga-se o cubo de caldo e mistura-se com umas gotas de azeite e o sumo de um limão.

Corta-se o bacalhau em lâminas muito finas, quase transparentes (para facilitar, pode colocar-se o bacalhau no congelador durante 30 minutos para que endureça).  Unta-se com azeite e deixa-se macerar durante 30 minutos.

Cortam-se os pimentos em tiras e misturam-se com os feijões bem escorridos. Tempera-se com sal, azeite e pimenta negra recém-moída. No centro do prato coloca-se um montinho de feijões   com pimentas e à volta umas folhas de chicória, lavadas e secas. Cobrem-se com lâminas de bacalhau polvilham-se de pimenta negra e salsa picada.

Conselho Final:

O feijão pode ser cozido em casa ou comprado em lata, que já vem preparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário